SELIC A 13,25%

 18-06-2022

A SELIC é a taxa básica de juros, aquela apreciada pelo Banco Central a cada quarenta e cinco dias, podendo baixar, subir ou ficar na mesma. Depende da conjuntura econômica. Em meio aos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre a economia global, a inflação mundial subiu muito, devido as elevações dos preços das commodities. Na maior economia do planeta, e mais organizada, Os Estados Unidos da América, os preços médios bateram em 8,6%, a maior taxa em cerca de quarenta anos. Na zona do Euro, a taxa média inflacionária bateu em 8,1%. No Brasil, em abril, estava em 12,13%.

O remédio para combatê-la, ortodoxamente, no mundo globalizado, é mudar a taxa básica de juros. No caso brasileiro, ela mudou em mais 0,5%, chegando a 13,25%, com acenos de que continuará subindo, para combater a insinuante inflação. Nos Estados Unidos, no mesmo dia 15, passado também aqui, o banco central americano elevou a taxa básica de juros em 0,75%, sendo o maior aumento desde 1994. Os juros americanos flutuarão na faixa de 1,5% a 1,75%. Aqui, no mínimo será 13,25% ao ano.

No caso brasileiro, a SELIC está no maior nível desde janeiro de 2017, quando esteve em 13,75% ao ano. O atual reajuste de 0,5% é o 11º seguido, desde que a taxa básica de juros esteve em 2% anuais.

A conjuntura não está boa e, se os juros subirem mais, muitos países poderão ingressar em recessão. No Brasil, o Ministério da Economia advoga que não. Pelo contrário, acreditam eles que a recessão será lá fora e aqui dentro haverá crescimento, baseados na carteira de investimentos propostos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE