SAFRA RECORDE DE GRÃOS



O IBGE divulgou ontem a sua primeira estimativa da safra de grãos de 20212/2022, sendo de 270,7 milhões de toneladasde grãos, cereais e leuminosas. Trata-se de Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de mais um recorde histórico. Alíás, desde o último quartel do século XX vem sendo batidos recordes de produção rural, de uma série iniciada em 1975. A previsão atual é de incremnto de 7,8%, em relação à estimativa da safra 2020/2021,significando um aumento d 19,5 milhões de toneladas.

As variáveis que poderão levar ao referido incremento é de que a produção seja puxada pelo milho, depois de uma grande queda na safra passada de grãos, em razão do atraso do plantio e da falta de chuvas nos principais Estados produtores. O milho terá duas colheitas. A primeira colheita de milho poderá ter elevação de 11,1%. A segunda colheita está estimada em 26,8%.

Conforme o gerente da pesquisa do IBGE, Carlos Barradas, a previsibilidade é de que haja normalidade climática para o período da sara, além da alta do dólar, que estimula os produtores de commodities, como o trigo, a soja e o próprio milho.

Por seu turno, a pesquisa prevê queda  na produção de arroz e do trigo.

O fato é que cada vez mais o País retorna a ser principalmente primário-exportador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE