CENÁRIO DA INFORMALIDADE

10-11-2021

Está chegando ao fim o bônus demográfico, no qual a maioria da população é de jovens e se dirige ao mercado de trabalho, mas não a tem encontrado, visto que a pandemia levou ao isolamento social, um grande contingente de brasileiros ficou desempregada ou foram para o trabalho informal, o País crescer dependerá cada vez mais do aumento de produtividade. Por seu turno, a informalidade alcança 42% da força de trabalho. A informalidade é o conjunto de pessoas que não tem vínculo empregatício ou são pessoas ocupadas sem registro profissional.

Os 42% de informalidade está 20 pontos percentuais acima da média dos países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico  (OCDE), grupo de mais de 50 países chamados de ricos ou emergentes, sendo o clube pelo qual o Brasil pretende penetrar, para obter as benesses do crescimento econômico, tais como acordos multilaterais e crédito de longo prazo.

Conforme dados do IBGE, O Brasil tem hoje 212 milhões de habitantes. No registro geral, há 50 milhões de pessoas com registros de ocupação, correspondente a 28% da força de trabalho. Na OCDE referida participação corresponde a 44% da força de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

CORTE NA SELIC

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO