PESQUISA DE NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

20-11-2021

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP analisou 140 negociações salariais e observou que houve uma perda medida salarial próxima de 2%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que usado para as correções salariais.  A inflação de 12 meses ultrapassa 10%. Dessa forma, está havendo empobrecimento da classe trabalhadora, confirma a FIPE, com a enquete de setembro, sendo a maior perda salarial observada em 12 meses.  

O trabalho mais amplo é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua feita pelo IBGE, para o trimestre de junho a agosto, mostrou que o rendimento médio real ficou em R$2.489,00, caindo 4,3%, em relação ao trimestre anterior e 10,2% menor do que um ano antes.

A elevada taxa de desocupação e a renda real em queda fizeram estagnar a massa de rendimento real. Os programas sociais chamados de auxílios emergenciais foram maios fortes em 2020 e agora acabou em novembro deste ano.  Mudança do nome do Programa Bolsa Família e chamado como Auxílio Brasil não instituiu o valor de R$400,00 por família, porque não foi ainda aprovada a Proposta de Emenda Constitucional e os valores praticados são os mesmos praticados pelo Programa Bolsa Família.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE