PESQUISA DE NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

20-11-2021

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da USP analisou 140 negociações salariais e observou que houve uma perda medida salarial próxima de 2%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que usado para as correções salariais.  A inflação de 12 meses ultrapassa 10%. Dessa forma, está havendo empobrecimento da classe trabalhadora, confirma a FIPE, com a enquete de setembro, sendo a maior perda salarial observada em 12 meses.  

O trabalho mais amplo é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua feita pelo IBGE, para o trimestre de junho a agosto, mostrou que o rendimento médio real ficou em R$2.489,00, caindo 4,3%, em relação ao trimestre anterior e 10,2% menor do que um ano antes.

A elevada taxa de desocupação e a renda real em queda fizeram estagnar a massa de rendimento real. Os programas sociais chamados de auxílios emergenciais foram maios fortes em 2020 e agora acabou em novembro deste ano.  Mudança do nome do Programa Bolsa Família e chamado como Auxílio Brasil não instituiu o valor de R$400,00 por família, porque não foi ainda aprovada a Proposta de Emenda Constitucional e os valores praticados são os mesmos praticados pelo Programa Bolsa Família.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS