23/12/2019 - RITMO MAIS FORTE NO QUARTO TRIMESTRE




Ao que tudo indica o último trimestre de 2019 terá um PIB crescendo cerca de 0,8%, em relação ao terceiro trimestre do ano. O ritmo é o mais forte desde o segundo trimestre de 2014, início da recessão e o retorno de déficits primários, após 16 anos. No período em tela, o PIB dos últimos trimestres do ano variaram de – 1,3% e 0,3%. Se a atividade econômica mantivesse o ritmo do último trimestre a economia avançaria 3% em um ano. Porém, é esperado que o primeiro trimestre de 2020 venha com as demissões dos empregos temporários e haja certa desaceleração.

Muitos economistas tem se mostrado otimistas para que o ritmo não caia, já que se referem que a economia nacional tem amplo caminho, para recuperar muito do tempo já passado, nesta década que foi uma das mais fortes recessões da história brasileira, de 2014 a 2016 e mais demorada na recuperação.

A poucos dias o Ministério da Economia divulgou que 99 mil postos de trabalho foram criados em novembro com carteira assinada. O nível de emprego tem sido elevado na maioria dos meses do ano, havendo quem considere a recuperação de 1 milhão de vagas a serem criadas neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE