12/12/2019 - S & P ELEVA A PERSPECTIVA BRASILEIRA




A maior agência internacional de classificação de risco, a S & P elevou a perspectiva da nota brasileira de estável para positiva devido a acreditar que a reforma da Previdência foi uma grande vitória, servindo para reduzir o déficit primário, além de que os ajustes que são esperados, podem levar o País a voltar a ser considerado com o selo de grau de investimento, lugar seguro para que os fundos de pensão invistam no Brasil. A S & P tinha conferido o grau de investimento ao País em 2008 e retirado em 2015, quando o Brasil voltou a apresentar déficit primário no exercício de 2014 e ainda está com ele. Houve três reduções da nota, sendo hoje BB-. Entretanto, com a tendência de eliminá-lo, sem dúvida, acredita referida agência que a relação da dívida pública com o PIB ainda irá crescer. Somente poderá diminuir quando o País retornar aos superávits primários. A decisão foi comunicada ao mercado, após seis anos que o risco do País chegou ao seu menor patamar. Chama-se de risco-País ao Credit Default Swap (CDS), indicador atual de risco brasileiro de 109 pontos. Ou seja, dividido por 100 se teria 1,09% de juros a ser acrescentado aos juros de mercado nos países mais credores do mundo. O CDS desde o início do ano vinha caindo e é o menor desde maio de 2013, quando a forte recessão ainda não havia começado. O CDS também indica os juros futuros que vem caindo.

O Secretário do Tesouro Nacional acredita que as duas outras grandes agências de risco, a Moody’s e a Fitch, seguirão a S & P, colocando o Brasil com a perspectiva positiva para voltar a receber o grau de investimento.

Ontem o Banco Central baixou pela quarta vê neste ano a taxa básica de juros, a SELIC, que começou em 6,5% neste ano e caiu 2,0%, estando agora em 4,5%.

Face ao exposto, a bolsa brasileira continua subindo e propiciando mais ganhos do que o mercado financeiro, como soe acontecer, quando um país vai ficando desenvolvido e os capitalistas preferem mais aplicar seu dinheiro na produção do que no mercado financeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE