VOLATILIDADE NO MERCADO FINANCEIRO
23-04-2022
Ontem, o mercado financeiro teve um dia de volatilidade, após a volta do feriado. Volatilidade é um nome impróprio. Houve mesmo muita especulação. O dólar comercial subiu 4% e teve a maior alta para um único dia desde o início da pandemia do covid-19. Por seu turno, a bolsa de valores brasileira registrou a maior queda diária desde novembro e a pior semana em seis meses.
O dólar para transações comerciais encerrou ontem a R$4,80. A alta só não foi maior porque o Banco Central ingressou no mercado financeiro, vendendo dólares das reservas internacionais, usando US$571 milhões.
A questão do dólar comercial que responde por 80% das negociações globais, tem a ver com o aperto monetário que o FED (banco central dos EUA) realiza atualmente, em busca de controlar a inflação doméstica. A moeda dos EUA é uma arma Xe efeito devastador no globo.
Quanto ao mercado de ações houve um dia de fortes perdas. A B3 recuou 2,86%, voltando a 111.078 pontos. Tratou-se do quinto recuo do índice, que está em seu nível mais baixo desde 15 de março. Há poucos dias, o IBOVESPA passou de 121 mil pontos. Quer dizer, a volatilidade na bolsa de valores é uma flutuação de especuladores. Estes fazem Ito no curto prazo, para ganhar no longo prazo.
Comentários
Postar um comentário