VOLATILIDADE NO MERCADO FINANCEIRO

23-04-2022

Ontem, o mercado financeiro teve um dia de volatilidade, após a volta do feriado. Volatilidade é um nome impróprio. Houve mesmo muita especulação. O dólar comercial subiu 4% e teve a maior alta para um único dia desde o início da pandemia do covid-19. Por seu turno, a bolsa de valores brasileira registrou a maior queda diária desde novembro e a pior semana em seis meses.

O dólar para transações comerciais encerrou ontem a R$4,80. A alta só não foi maior porque o Banco Central ingressou no mercado financeiro, vendendo dólares das reservas internacionais, usando US$571 milhões.

A questão do dólar comercial que responde por 80% das negociações globais, tem a ver com o aperto monetário que o FED (banco central dos EUA) realiza atualmente, em  busca de controlar a inflação doméstica. A moeda dos EUA é uma arma Xe efeito devastador no globo.

Quanto ao mercado de ações houve um dia de fortes perdas. A B3 recuou 2,86%, voltando a 111.078 pontos. Tratou-se do quinto recuo do índice, que está em seu nível mais baixo desde 15 de março. Há poucos dias, o IBOVESPA passou de 121 mil pontos. Quer dizer, a volatilidade na bolsa de valores é uma flutuação de especuladores. Estes fazem Ito no curto prazo, para ganhar no longo prazo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE