PROJEÇÕES DA INFLAÇÃO EM CONTINUADA ALTA
11-04-2022
A agência internacional Reuters divulgou hoje dados das projeções do Rabobank. Ele elevou suas projeções da inflação de 2021 para 7,3% e de 2022 para 3,8%, contra as suas estimativas anteriores de 6,7% e 3,7%. Ademais, antevê extensão do ciclo de aperto monetário para depois de maio, data a qual o presidente do Banco Central disse que encerraria o ciclo de alta da taxa básica de juros.
Até agora o Banco Central não editou as projeções da semana passada, nem desta, o que tem feito há anos, mas está impossibilitado pela greve de funcionários.
O fato é que a divulgação pelo IBGE da inflação de 1,62%em março surpreendeu os mercados financeiros e produtivos, que passaram a ver a inflação chegar, em doze meses, a 11,30%.
O Rabobank acredita que a reunião de maio levara a SELIC de 11,75% para 13,25%, e não, para a antecipação da referida reunião do Comitê de Política Monetária, de que a SELIC ira para 12,75% ao ano.
O fato é que os preços internacionais estão em alta, mediante efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, pela escassez relativa de alimentos e de petróleo. O Banco Mundial está prevendo que o Produto Interno Bruto da Ucrânia cairá este ano para a metade e de que o Produto da Rússia recuará para – 11%.
Comentários
Postar um comentário