DÓLAR NO MENOR VALOR EM DOIS ANOS

05-04-2022

O preço do dólar comercial fechou ontem em seu menor valor em dois anos, cotado a R$4,60. Um pouco antes de ser decretada  a pandemia do covid-19, em 6 de março de 2020, o dólar era comercializado a R$4,50.

Por que o dólar está caindo mais de 17%  até agora, neste ano? Duas explicações estão na ordem do dia. A primeira: de março de 2021 até março  de 2022, a taxa básica de juros subiu de 2% para 11,75%. A segunda: a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já ultrapassa os 40 dias, tem feito migrar os capitais que se dirigiram para a Rússia, a buscar refugio em lugar mais seguro, tal como é o Brasil..

Era de esperar-se que a inflação caísse. Mas, não, ela continua subindo e, para segui-la, visando reduzi-la, eleva-se a taxa básica de juros, côo terapêutica ortodoxa. A inflação não cede porque os preços das matérias primas estão sendo turbinados, como resposta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Somente o barril de petróleo subiu neste ano por volta de 40%.   

A bolsa de valores continua recebendo mais dólares, muito embora tenha fechado em ligeira baixa, de 0,24%, porque a greve dos funcionários do Banco Central ameaça  paralisar vários serviços para a sociedade, tal como o Pix. Ademais,. a indefinição quanto à mudança na direção da Petrobras, agitou o mercado de bolsa.

Enfim, a conjuntura econômica está muito indefinida e a economia nacional permanece estagnada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE