CRESCIMENTO DO BRASIL

10-04-2022

A agência de classificação de risco Austing Ratings considerou o crescimento de 34 países, que apresentaram seus resultados para 2021. O Brasil cresceu 4,6% no  ano passado e recuperou boa parte do que fora perdido, visto que 2020 o PIB recuou – 3,9%, conforme revisão feita pelo IBGE.

Conforme o levantamento o crescimento médios países examinados pela referida agência foi de 5,7% em 2021, acima do desempenho da economia brasileira. O país que liderou a classificação foi o Peru com incremento de 13,3% no PIB. Outro país sul-americano em destaque foi a Colômbia, com elevação de 10,7% no PIB.

No grupo dos países emergentes chamado pelo acrônimo de BRICS, a Índia cresceu 8,2% e a China cresceu 8,2%.

No exame dos 34 países o Brasil apar3ce historicamente do meio para o fim da classificação. Aquela agência calculou que, de 2012 a 2021, o ritmo médio de crescimento brasileiro foi de 0,4% ao ano. No mesmo  período, o mundo cresceu 3%. Os países desenvolvidos cresceram 1,2% ao ano também no período em referência.

Há de destacar-se que, os quatro maiores bancos do País, com ações negociadas na bolsa de valores, lucraram juntos R$81,6 bilhões, sendo eles o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. O valor é o maior já registrado pela empresa Economática, a qual acompanha os resultados contábeis dessas instituições financeiras há 15 anos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE