INADIMPLÊNCIA BRASILEIRA
07-04-2022
O Brasil voltou a registrar mais de65 milhões de inadimplentes. Isto é, por volta de 30% da população brasileira. O fenômeno não era conhecido desde maio d 2020, quando a pandemia do covid-19 esteve em um dos pontos mais altos, bem nos primeiros meses da referida enfermidade. Os brasileiros devem R$263,4 bilhões em dívidas negativadas por atrasos de pagamentos. Somente em fevereiro, o número de inadimplentes subiu 0,54%. Cada cidadão deve, em média, R$4.042,08. As informações constam Fo Cadastro de Pessoas Físicas da Serasa Experian. Cada brasileiro tem, em média, 3,4 dívidas ativas.
Quanto ao perfil dos inadimplentes, os homens representaram 50,2% dos devedores, ao passo que as mulheres eram 49,8%, ainda conforme a mesma fonte de dados.
Quanto à faixa etária, a maioria se encontra na faixa de 26 a 40 anos de idade, correspondendo a 35,3%. A faixa seguinte está entre 41 a 60 anos de idade, correspondendo a 34,9%.
A situação tem piorado, devido ao recrudescimento inflacionário, ao nível mundial, bem como em razão dos efeitos advindos dos conflitos de guerra da Ucrânia coma Rússia, que tem elevado os preços das principais matérias primas e de alimentos.
A inadimplência é uma decorrência da piora das condições dos cidadãos de uma forma em geral.
Comentários
Postar um comentário