CONFIANÇA INDUSTRIAL SE ELEVA

13-04-2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) calcula o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mensalmente. Pela primeira vez em 2022 ele se elevou. Passou de 55,4 pontos para 56,8 pontos em abril. A elevação de 1,4 ponto está revertendo a queda de 1,3 ponto do primeiro trimestre deste ano. A CNI explica que o ICEI vai de zero a 100 pontos. Indicadores acima de 50 pontos indicam a confiança do empresário na economia nacional.

Segundo a CNI o indicador melhorou devido a melhor visão do empresário industrial com respeito à atualidade econômica.

O ICEI se compõe do Índice de Condições Atuais (ICA), que mede a percepção dos entrevistados durante os últimos seis meses. Subiu um ponto e ficou em 49,9 pontos. Por estar quase dentro da linha divisória, a condição do ICA é atualmente neutra, em relação aos seis meses atrás, ao contrário dos seis meses anteriores nos quais a visão era negativa.

O ICEI se compõe de mais um indicador, o Índice de Expectativas (IE). Este avançou 1,6 ponto. Para 60,2 pontos, refletindo a perspectiva do empresariado em abril, relativa a perspectiva dos empresários para os próximos seis meses.

A enquete da CNI entrevistou 1.459 empresas, entre os dias 01 e 07 de abril. No conjunto são 564 empresas de pequeno porte; 577 de porte médio; 318 de grande porte.

Numa visão resumida, sem dúvida, a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados em muito contribuiu para a mudança de perspectiva. Ela reforça o desejo de que seja feita uma reforma tributária, que desonere ainda mais o empresário industrial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE