PIRÂMIDE FINANCEIRA

06-04-2022

A pirâmide é uma figura geométrica, na qual a base é muito ampla e o pico é muito estrito, fazendo um triângulo, cujo exemplo mais grandioso se observa nas três pirâmides do Egito, sendo as maiores as de Queóps,  Quefren e Miquerinos. Obras fabulosas da Idade Antiga e que permanecem ainda como enigmas da Antiguidade.

A pirâmide financeira é um golpe muito conhecido, mas que tem ludibriado os incautos, já que os seus patrocinadores oferecem vantagens financeiras, que os poderão tornar ricos. Ou seja, chegar ao topo da pirâmide, enquanto inúmeras pessoas vem da base, em direção ao pico, na esperança de obter os resultados prometidos. Porém, em um dado momento a pirâmide  é desfeita e os prejuízos ficam com aqueles que estão na base e tentam ascender na figura triangular.

O mais novo golpe envolveu 2 mil clientes em todo o País. A Alpha Consultoria foi acusada de oferecer mediação em criptomoedas, prometendo rendimentos de até 30% ao mês. A criptomoeda é uma moeda virtual e que não é garantida por nenhum banco central. Ora, a pessoa que arrisca a aplicação financeira incorre em pelo menos dois grandes erros. O primeiro, a falta de garantia real. O segundo, um rendimento  real de 30% ao mês, quando nem a aplicação mais segura no Brasil é inferior a 1% ao mês e isto devido à elevação da taxa básica de juros, que ascendeu fortemente em um ano, passando de 2% anuais para 11,75% ao ano. O mercado financeiro sinaliza que referida taxa SELIC poderá ultrapassar a casa dos 13% neste exercício.

Conforme as  investigações em apenas na cidade de Niterói, o grupo movimentou pelo menos R$200 milhões ao ano. Imagine-se isso em todo o País? Os resultados serão conhecidos depois de terminadas as investigações da chamada operação Aryan.

Os seus dirigentes atraiam os incautos mediante ostentação, de posse de carros de luxo, de aeronaves e embarcações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS