SURTO GLOBAL DA ÔMICRON

01-01-2022

No início deste ano. O jornal Financial Times revela ao mundo que o novo surto do covid-19, da variante ômicron, está levando 20 países a bater recordes da referida doença. A situação está ficando grave, na medida em que se vai para o terceiro ano da pandemia, quando se esperava que ela cessasse. Vários países estão tomando medidas de combate, trazendo de novo o isolamento social.

As restrições estão retornando. No Brasil a economia que começou o ano em 2021, prometendo crescer acima de 5% foi recuando e encerrou 2021 com a economia estagnada. O receio é de que a e economia brasileira ingresse em recessão.

Este é o último ano do mandato de Jair Bolsonaro, que prometeu as reformas estruturais, mas não conseguiu realizá-las porque o Congresso Nacional não aprovou seus anteprojetos. Jair abandonou o modelo de política com coalizão, realizada pelo seus antecessores, desde o início da redemocratização, firmada em meados de 1985.   

O presidente da República enfrentou a pandemia, adotando formas de restrições, o que derrubou e a economia nacional, que recuou – 4,1%. No confronto político viu seus vetos às leis aprovadas sendo derrubados no Congresso. Mas somente em 2021 que conseguiu fazer maioria naquela Casa. Porém, não foi suficiente as tentativas e deixará o País com uma economia mais fraca do que encontrou.

As privatizações não avançaram e o saldo positivo foi no Ministério de Infraestrutura onde 108 obras foram concluídas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE