BOLSA LADEIRA ABAIXO


Até o dia 7 a bolsa de valores brasileira já recuou por volta de 23%, desde 1º de janeiro de 2021. Após cinco anos fechando o exercício no azul, a bolsa de valores encerrou 2021, em queda, em torno de 20%. Foi o pior desempenho desde a retração e mais de 13% em 2015. No ano passado, a bolsa brasileira encerrou o último pregão a 104,8 mil pontos. Até o dia 7 deste mês retornou a 101 mil pontos.

Quando se observa o ano de 2020, no último dia do ano de pregão, 30 de dezembro, a bolsa de valores fechou em 119 mil pontos e chegou a tocar em 120 mil pontos durante aquele dia, a então inédita marca referida.

Por que o IBOVESPA recuou tanto? De certo a economia brasileira não vai bem. O mercado financeiro auscultando 100 instituições financeiras, na primeira semana do ano, retraiu a estimativa do PIB para 0,36% neste ano.

A previsão de juros altos até o fim do exercício e as próximas eleições parece que reduzirá à metade o lançamento de novas ações para venda.

O debate de idéias sobre a economia brasileira no próximo ano de 2023, relativo às eleições presidenciais de outubro vindouro já começou. O pré-candidato Lula já pretende revogar a reforma trabalhista, rever as privatizações e findar com a lei de teto dos gastos públicos. O pré-candidato Bolsonaro à reeleição, como mostrado ontem, insiste que os projetos de lei encaminhados por ele, como citado ontem aqui como dez deles, continua no Congresso Nacional. O pré-candidato Sérgio Moro se articula, dizendo que fará as reformas que o atual governo não fez. O pré-candidato Ciro Gomes desafia Sergio Moro para um debate sobre economia na televisão, coisa que parece não ser aceita.  

Enfim, tais idéias não levaram a bolsa de valores nacional ao otimismo. A economia brasileira está estagnada e se teme que ingresse em recessão. O quadro econômico continua ruim e isso leva para baixo a bolsa nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE