DINHEIRO ESQUECIDO NOS BANCOS


O Banco Central instituiu um sistema que permita às pessoas físicas e jurídicas saber os valores por ventura esquecidos nas contas bancárias. Por diferentes motivos, as  pessoas deixaram dinheiro repousando nas agências bancárias. A estimativa do BC é de que existem R$8 bilhões nesta rubrica.

O serviço é “valores a receber”, sendo a consulta feita na “minha vida financeira” dentro do site do BC, usando o CPF ou CNPJ. É comum as pessoas esquecerem saldos em contas bancárias, geralmente de pequeno valor. Ou, em caderneta de poupança, ou, ainda em depósitos que lhes fizeram, seja de origem judicial, ordens de pagamento recebidas, seja de origem trivial, depósitos que lhes fizeram e não atinaram os beneficiários pela sua origem.

As pessoas não sacaram o PIS ou o PASEP. Não retiraram benefícios recebidos, Ganharam em ações cíveis, comerciais ou trabalhistas.

As pessoas jurídicas e físicas poderão solicitar o saldo via Pix, no Registrato, modelo de consulta perante o BC, que permite informações sobre empréstimos, dívidas com órgãos públicos, dentre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE