INDÚSTRIA RECUOU 20% EM 10 ANOS

A produção industrial recuou 20% em 10 anos, segundo o IBGE, desde 2011. Os efeitos da pandemia do covid-19 acentuaram bastante o setor industrial e, em novembro, caiu por seis meses consecutivos. Já a participação do setor industrial no PIB recuou 33% no mesmo período, enfraquecendo muito a economia brasileira e reduzindo 800 mil empregos diretos.

As medidas de controle da pandemia em referência. levaram ao isolamento social, bem como ao fechamento parcial e até total de unidades fabris pelo País.

O monitor do PIB, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que o setor industrial veio perdendo posição ano a ano. De 2010 a 2020, conforme a FGV, a participação da indústria no PIB se reduziu de 27,4% para 20,5%. Em outubo de 2021, o setor industrial ainda era 14% menor do que em março de 2014, último mês antes da recessão do segundo trimestre de 2014 a dezembro de 2016.

Os problemas enfrentados pela indústria na última década são câmbio desfavorável, dificultando as exportações e favorecendo as importações; inflação alta; juros elevados; desequilíbrio nas contas do governo; incertezas econômicas e políticas; gargalos na infraestrutura; sistema tributário sendo um pantanal que toma muito tempo das empresas; falta de mão de obra qualificada; energia cara em geral.

Os problemas da indústria vem desde os anos de 1990, quando se deu o fim das proteções industriais ou reduções das tarifas sobre as importações, mostrando como a indústria não era competitiva ao nível internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDAS DE CALOR

LÓGICA DO AGRONEGÓCIO

PREVISÕES SEMANAIS