CONTA DE LUZ ELEVADA
Desde 2015 que a conta de luz se elevou em 114%. O número é mais do que o dobro da inflação no mesmo período em tela, conforme a associação Brasileira de Comercializadores de Energia. De 2015 a 2021 a inflação acumulada fora de 48%. Afora as correções anuais das tarifas, os anos em referência têm sido marcados pela criação de novos encargos e custos repassados diretamente aos consumidores, mediante autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Qual a explicação que vem sendo dada pela ANEEL, a quem cabe zelar pelo benefício dos consumidores e não só dos produtores e distribuidores de energia elétrica. Não sem motivo as empresas em referência têm ações nas bolsas de valores, vem pagando bons dividendos e são classificadas como do tipo AAA, salvo poucas outras. No momento, o mercado financeiro aguarda com expectativas positivas a privatização, via capitalização, da Eletrobras.
O sistema elétrico é eficiente? Provavelmente, sim. Porém, quando há escassez de chuvas, ele aciona as termoelétricas, muito mais caras do que a produção via turbinas elétricas. Isto encarece demais os custos de produção, que são transferidos ao consumidor, com aprovação da ANEEL.
Comentários
Postar um comentário