SETOR DE SERVIÇOS CRESCEU 4,7% NO SEMESTRE

12-08-2023

A Pesquisa Mensal de Serviços é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O País encerrou o primeiro semestre de 2023 com um crescimento de 4,7%. Sem dúvida um crescimento robusto e mostra como eles apoiaram principalmente a agropecuária que cresceu bem (o resultado da Pesquisa Mensal da Agropecuária ainda não foi publicado, tampouco o da Indústria).

Em junho, o setor de serviços cresceu 0,2%, na passagem por maio, puxado pela recuperação parcial dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

O volume dos serviços prestados no País, com referência à atividade anterior à-pandemia do covid-19, relativo a fevereiro de 2020, até junho cresceu 12,1%. Entretanto, ainda está abaixo do ápice atingido na série histórica, em dezembro do ano passado, conforme o IBGE.

A elevação no volume de serviços ocorreu em 16 unidades federativas. As maiores altas foram de 2,9% no Distrito Federal, de 1,9% no Paraná, de 0,9% em Minas Gerais e de 0,3% em São Paulo.

Muitos serviços têm sido prejudicados devido às elevadas taxas de juros praticadas nos cartões de crédito, que deixam os cidadãos sem capacidade pagamentos e passam a surgir no conjunto dos inadimplentes de forma forte. A inadimplência no País está por volta de 78% dos tomadores de crédito. A esse respeito, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou ontem em depoimento no Senado que o rotativo do cartão de crédito irá acabar. Dessa forma, espera ele, definir, juntamente com o Ministério da Fazenda, a taxa de juros de teto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE