MOTIVOS PARA REDUZIR JUROS


Começou hoje, em Brasília, a reunião do Comitê de Política Econômica (COPOM) do Banco Central (BC), que irá definir como ficará a taxa básica de juros. Os analistas financeiros consultados pelo BC toda a semana, 100 deles, na maioria defendem uma redução de 0,50% na SELIC, esperança também da equipe econômica, entretanto há aqueles que apostam em maior comedimento, apostando em uma redução de 0,25% ao ano. Desde agosto do ano passado que a SELIC está em 13,75%. Um ano de taxa acima de dois dígitos.

Há motivos para que a taxa de juros se reduza. A inflação atual, de 12 meses, está abaixo do centro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3,5%. O IPCA 15, divulgado na última semana apresentou uma deflação de 0,07%, ante uma expectativa do mercado de 0,02%. A inflação tem mostrado uma redução significativa, devido às reduções dos preços da energia e dos alimentos.

O PIB está crescendo 1,9% no primeiro trimestre e tende a continuar crescendo, mas não ao nível do trimestre em referência, segundo analistas de mercado. Ou seja, a oferta agregada está crescendo, mas a demanda global está enfraquecida.

Mais de cinco anos se passaram, quando o Brasil perdeu o seu grau e investimento concedido pelas agências internacionais de risco. A agência de risco Fitch elevou a nota brasileira de BB- (menos) para BB, com perspectiva estável.

O boletim Focus datado de ontem, com as referidas instituições financeiras apostando em uma SELIC de 12% no final do ano.

Enfim, a última ata do COPOM já assinalava que poderia ser estudado início do ciclo de baixa dos juros básicos da economia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE