PESQUISAS SOBRE INFLAÇÃO

 

O Instituto Datafolha veio ao público revelar que a expectativa de 31% da população é de que a inflação irá cair no próximo ano, conforme auscultar cerca de 2.000 pessoas, nos dias 19 e 20 de dezembro, sendo este o maior percentual nos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. No final do artigo se voltará ao assunto.

Na pesquisa anterior somente 13% diziam que a inflação iria cair, como de fato caiu bastante, em junho deste ano. Quase seis meses depois e a inflação caiu praticamente a metade, de quase 12% para próximo de 6%, em doze meses, conforme ainda o Datafolha.

O Instituto Datafolha é polêmico. Reflete sempre o contraditório. Na verdade é contra tudo e todos e o seu dono, o jornal Folha de São Paulo. Já começou a falar mal do próximo governo de Lula, que ainda não começou oficialmente, mas que está dando ideias de como será, de 22 Ministérios Executivos passaria a 37 Ministérios, mas o falar mal está conforme noticiou o jornalista Alexandre Garcia. Famoso por ter transitado em diferentes áreas de pensamento político. Foi porta voz do governo de Costa e Silva. Veio sendo âncora de jornal importante da TV Bandeirantes; mudou com grande sucesso nos anos em que passou na TV Globo; transitou também na CNN com sucesso e depois, também com sucesso, na TV Jovem Pan.

A inflação é o demônio da economia mundial. Longe de reduzir ela está elevada em todo o mundo. Medidas ortodoxas de política monetária são parecidas em todo o globo. Ou seja, em síntese, elevação da taxa de juros para reduzir a demanda global, mas que encarece os custos de produção. Mas, o receituário, em tese, é simples, menos dinheiro, menos demanda agregada, menor inflação.

Portanto, aí está o embrulho que vem, endereçado como a Proposta de Emenda Constitucional da Transição, que poderá elevar o gasto público em R$145 bilhões em um ano. Logo, isto parece, não, é inflacionário. Logo, a pesquisa acima está com perspectiva errada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE