REFINARIA DE MATARIPE
07-02-2022
Em processo de venda de ativos, a Petrobras vendeu a sua primeira unidade de refinamento de petróleo ao grupo árabe Mubadala. Desde 01 de dezembro que os árabes gerenciam a refinaria de Mataripe, na Bahia, a primeira unidade criada pela estatal. Quem esperava que os derivados de petróleo fossem mais baratos por aqui se enganou. Em janeiro a empresa promoveu três reajustes de preços da gasolina, vendendo-a e ao óleo diesel aos pecos praticados pela Petrobras.
A operação dos árabes, através da empresa Acelen, refere-se ao que os preços internacionais das duas commodities estão muito altos e a Acelen estabelece seus preços conforme a cotação do petróleo, em termos de dólares.
Em janeiro, a Petrobras somente fez um reajuste de preços de venda dos combustíveis, enquanto a Acelen realizou três aumentos.
Os preços dos combustíveis do grupo árabe ficaram em janeiro 3,0% mais caro no Estado da Bahia, enquanto na média nacional fora de 0,9%.
Dessa maneira, se uma empresa pretende ser lucrativa, ela irá transferir as elevações dos preços do petróleo para os consumidores de uma forma em geral.
Comentários
Postar um comentário