MPORTAÇÕES DE TRIGO

26-02-2022

I

O Brasil sempre foi um país importador de trigo nos mercados mundiais. Sempre teve uma alta dependência. Embora seja um dos países gigantes do agronegócio, entre os primeiros lugares da produção, jamais o País conseguiu produzir internamente as suas necessidades básicas de trigo, principalmente porque ele é matéria prima para alimentos tradicionais do brasileiro, tais como os diferentes tipos de pão e de macarrões.

Ademais, com os preços do petróleo acima de cem dólares, o frete para o trigo está encarecido e poderá encarecer muito mais, na medida em que o preço do barril de petróleo também se eleve.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia provavelmente elevará o preço do trigo no mercado internacional. A Rússia é o maior exportador de trigo e a Ucrânia o quarto. Além do trigo, a Rússia também produz insumos para a sua produção, sendo um dos maiores da área. Os fertilizantes russos coloca a Rússia entre os maiores produtores mundiais de cloreto de potássio.e outros produtos nitrogenados para a produção de trigo.

Embora 60% das importações de trigo venham da Argentina, os preços da citada commodity variam de acordo com os preços mundiais. Além do mais o trigo é um bem inelástico e interessa muito aos produtores a sua alta, visto que a receita total cresce mais do que proporcionalmente à quantidade demandada. Isto conforme está exposto em teoria e está comprovado. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE