BENEFÍCIOS ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO COM MAIS 5,93%

 

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que percebem acima do salário mínimo terão reajuste de 5,93%, conforme a legislação, reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE, enquanto a inflação oficial, também calculada pelo IBGE, tem reajuste pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi calculada em 5,79%.

Por seu turno, o salario mínimo deste janeiro teve reajuste por volta de 8%, mas a Proposta de Emenda Constitucional da Transição, ainda não sancionada, mas já aprovada pelo Senado e pela Câmara de Deputados, precisa de ser votada novamente, visto que houve modificações na referida Câmara, nela, o reajuste do salário mínimo poderá ser de 9%. 

Outro indicador de impacto foi o da caderneta de poupança, conforme cálculo do Banco Central, no Portal do Investidor, obteve rendimento de 2022 foi o maior desde 2018, ficando em 7,9%.

Impactante também foi o reajuste dos aluguéis, consoante o Índice de Preços ao Consumidor de Mercado, subindo agora em janeiro 5,45%.

Todavia, o que será mais impactante em manter o processo inflacionário elevado será a aprovação da referida PEC da Transição, que injetará mais dinheiro nos gastos da demanda agregada da economia brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE