INVESTIMENTOS EM QUEDA
03-04-2021
Quando os investimentos privados caem não é um bom sinal para a economia. Dessa maneira, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), órgão do governo que desde 1967 auxilia com seus estudos a política econômica, informou ao público em geral, que o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) recuou 15,9% em janeiro, em relação a dezembro. Quando considerados doze meses, o saldo também é negativo. No acumulado em referência a taxa de variação da FBCF, intensificou a retração, saindo de – 0,8% em dezembro, para – 1,2% em janeiro deste ano.
Tanto o IPEA como o IBGE divulgaram dados de janeiro. Em janeiro e fevereiro houve geração líquida de 660 mil vagas de trabalho formal. Porém, em março, o pior mês da pandemia, que já fez um ano, os Estados decretaram toque de recolher e alguns lock down, o que deve ser seguido de aumento do isolamento social e redução da atividade econômica. Muito provavelmente o investimento bruto citado deverá continuar sendo visto como negativo, também em pesquisas posteriores.
A maioria dos analistas financeiros, geralmente consultados semanalmente pelo Banco Central, através da pesquisa exposta no relatório Focus já vem reduzindo suas previsões de crescimento para este ano já pelo menos há um mês.
Comentários
Postar um comentário