GRANDE ECONOMIA EM DESACELERAÇÃO

15-04-2021


A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que acompanha as maiores economias do planeta, afirmou nesta semana que o Brasil é a única grande economia mundial em desaceleração. O Boletim semanal do Banco Central (BC) vinha, desde o início do ano, prevendo taxa de incremento do PIB de 3,5% em 2021. Porém, a cada semana vem diminuindo a mediana dos economistas consultados pelo BC. Nesta semana, a pesquisa do BC sinalizou a mediana de 3,08% do PIB. Na semana anterior fora de 3,17% Para a OCDE, o País está na contramão da tendência global das grandes economias.

A OCDE calcula um indicador de antecedentes para os países por ela monitorados. Pelo seu cálculo, o índice de março no País recuou 0,32%. Entre os países dos BRICS, tidos como os grandes emergentes, quatro deles, na Rússia e na Índia, o crescimento foi de 0,29%, na China, a alta foi de 0,36% e, na África do Sul, de 0,26%. O indicador da OCDE objetiva tentar antecipar pontos de virada da atividade econômica, em relação a sua tendência.

A citada Organização sugere que se observem com atenção os indicadores de tendência, em razão da segunda onda pandemia do novo coronavírus, além das campanhas de vacinação que se processam de forma muito desigual.

Ente os países que estão na vanguarda do crescimento estão os Estados Unidos, impulsionado pela confiança do consumidor. No Japão, no Canadá e na Europa os aumentos também têm sido expressivos.

No caso brasileiro, a preocupação está também com o orçamento público, que ainda não foi sancionado, e com o desequilíbrio fiscal das contas públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE