GERAÇÃO LÍQUIDA DE EMPREGO EM FEVEREIRO

05-04-2021

O Sistema Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), baseado Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia calculou que a geração líquida de emprego em fevereiro foi de 401.639 empregos formais, sendo que as micros e pequenas empresas foram responsáveis por aproximadamente 275 mil novos postos de trabalho, correspondentes a 68,5% deles, enquanto as médias e grandes empresas tiveram saldo positivo de pouco mais de 101 vagas de emprego no citado mês.

Para o presidente do SEBRAE, Carlos Melles, os pequenos negócios são muito importantes para a recuperação econômica do País. Assim se pronunciou: “Esse é o oitavo mês consecutivo que as micro e pequenas empresas puxam a geração de emprego com carteira assinada”.

Ocorreu que, em março, a pandemia do novo coronavírus provocou a segunda onda de infecções e mortes pelo País, obrigando Estados e municípios a voltar a fazer o isolamento social, mediante toque de recolher e lock down. Muito provavelmente poderá haver retração na geração de empregos.

Por seu turno, o novo programa de redução de jornada e salário ou suspensão de contrato deve alcançar entre 3,8 milhões a 4,0 milhões de trabalhadores. O custo previsto atualmente pelo governo federal é de R$9,8 bilhões. Em 2020, o custo do programa fora de R$33,5 bilhões, quando foram feitos 10 milhões de acordos.

Enfim, a situação da recuperação da economia está muito incerta e os resultados a serem colhidos irão ser retardados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE