ÍNDICE DO BANCO CENTRAL

19-04-2021


O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) subiu em fevereiro pelo décimo mês seguido. O indicador incorpora informações sobre os setores produtivos e a geração de tributos. São dados da agropecuária, indústria, comércio e serviços. O IBC-Br é mensal e se trata de uma prévia dos componentes do PIB trimestral calculado pelo IBGE.

Em fevereiro o IBC-Br subiu 1,7%, em relação a janeiro. Em comparação com fevereiro de 2020, a expansão foi de 0,98%. No primeiro bimestre, em comparação com o mesmo período de 2020, a expansão foi de 0,23%. Mas, em 12 meses, o citado indicador recuou 4,02%.

Vivendo abril e sem conhecer o resultado de março a impressão que se tem é de retomada do crescimento. Entretanto, em março houve uma série de medidas de combate à pandemia do covid-19, que levaram à retração da economia. Dessa forma, a cada semana o BC informa redução de previsão de crescimento do PIB para este ano. O relatório de mercado Focus do referido banco apresenta a mediana das previsões de cem instituições financeiras, estando o PIB deste ano previsto em elevação de 3,04% em 2021. Na verdade, o BC estima que haverá crescimento robusto a partir de julho, quando por volta de 60% da população estará vacinada  e a economia retomará um ciclo virtuoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE