PREÇOS DOS FERTILIZANTES EM ALTA
28-02-2022
Em apenas uma semana os preços dos fertilizantes já subiram 5,8%. O fato é preocupante para o agronegócio brasileiro e afeta os preços dos alimentos para cima. A alta é um resultado da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes para o Brasil. Em cerca de 50%. A Ucrânia também com cerca de 20%. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A CNA informou também que os preços dos fertilizantes já vinham em trajetória de alta. O conflito entre as duas nações citadas está levando o País buscar outras fontes. Mas, não é fácil mudar assim de parceiros, quando há tensões militares.
A preocupação brasileira se deve ao fato de que a inflação já está acima de dois dígitos e a pressão sobre os preços dos alimentos não a fará recuar, mesmo com a taxa básica de juros se elevando. Está já está um pouco maior do que a SELIC e o Banco Central já sinalizou que continuará elevando a SELIC, para combater o processo inflacionário.
as elevações dos preços ocorrem no momento em que estão sendo feitos os plantios e as requisições de insumos estão na ordem do dia. Sem dúvida, a redução das plantações pode ser uma opção, mas não para o agronegócio nacional, que é o setor hoje de maior produtividade no País.
Comentários
Postar um comentário