CONFIANÇA DO CONSUMIDOR SOBE PELA 5ª VEZ SEGUIDA

 

A Associação Comercial de São Paulo contratou a consultoria PiniOn para fazer a mais atual pesquisa onde revelaria o atual estágio do Índice Nacional do Consumidor (INC). Pela quinta vez seguida, de junho a outubro, o INC se elevou e passou para 110 pontos. Quando acontece ultrapassar de 100 pontos o indicador ingressa no campo otimista, explicado pela sensação de melhora geral da situação financeira da população. O crescimento de outubro em relação a setembro foi de 4,8%. Em relação a setembro do ano passado o incremento foi de 11,1%.

A pesquisa consultou 1.750 famílias, tanto nas capitais com em cidades do interior, revelando que houve aumento no INC em todas as regiões do País, à exceção do pequeno decremento dele que houve na região Norte.

As classes A, B e C consignaram crescimentos mais significativos do INC. Porém, no global, todas as classes melhoraram de confiança no consumo, incluindo a esperança de continuar melhorando a situação futura dos brasileiros.

O INC mediu também a disposição dos entrevistados em adquirir bens de valores mais elevados, tais como imóveis, automóveis e bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, além da disposição de realizar também investimentos.

As famílias têm percebido que a inflação recuou bastante, as taxas de juros iniciaram em agosto o ciclo de queda, existindo também neste ano programas de transferência de renda, redução dos níveis de desemprego e possibilitando projeções de recuperação de vendas principalmente neste final de 2023.   

Referida pesquisa destoa da pesquisa semanal do boletim Focus do Banco Central, que tem evidenciado, há várias semanas, que o crescimento deste ano já fora contratado, por volta de 3%, mas que o crescimento de 2024 poderá ser provavelmente a metade (1,5%), revelando desaceleração econômica, o que não tem evidenciada a continuidade da citada confiança do consumidor brasileiro, conforme as 100 principais instituições financeiras consultadas pelo Banco Central.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE