ENERGIA LIMPA NO POLO

17-06-2023


O hidrogênio é a possibilidade de transformar água em combustível, usando apenas a eletricidade para isso. O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro, porque usa como matérias primas a água e a eletricidade. A água é submetida à corrente elétrica, separando o hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio é usado como combustível, gerando água novamente e não gera gás carbônico.

Os clientes usarão o hidrogênio para os processos de descarbonização. Usado na siderurgia e no refino do petróleo, o insumo pode também ser usado como amônia.  

A tecnologia existe e os equipamentos para a implantação da primeira fabricação de hidrogênio verde será no Polo Petroquímico de Camaçari. A empresa responsável pela implantação é a Unigel. A empresa planeja produzir 100 mil toneladas anuais até 2030. Os equipamentos vieram da Holanda, por mar, devido a grandes dimensões, até o porto de Aratu.  A Bahia é o único Estado que concede diferimento nas aquisições de energia elétrica.

A implantação será finalizada em 2024, cujo investimento será de 120 milhões de dólares. A Baia oferece a infraestrutura favorável, em termos de logística com transportes, de dutovias e transmissão de energia elétrica. Há também a disponibilidade de font4es de energia eólica, solar, biomassa ou biogás e de água para produção do hidrogênio verde.

Recentemente, esteve no Brasil a presidente da Comissão Europeia, declarando que a Europa deseja negociar com o Brasil e o Mercosul e o tipo de energia em referência tem o maior apoio dos países europeus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE