ECONOMISTAS REDUZEM A PROJEÇÃO DA INFLAÇÃO

18-06-2023

As projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continuam em queda. Já está mais próximo de 5% neste ano do que de 6%, como ficou muitas semanas projetada. No final desta semana encer4em projetado em 5,12%. A queda vem gerando expectativas de que a próxima reunião, da semana entrante, do Comitê de Política Econômica do Banco Central (BC), venha com sinalização do começo do ciclo de baixa da taxa SELIC, mas a diretoria do BC não acredita na mudança da taxa SELIC na próxima reunião. O fato é que os dados do PIB do primeiro semestre jogaram para cima a taxa de crescimento da atividade econômica prevista.

O que falta para o BC reduzir a taxa básica de juros é a decisão de meta de inflação, que está bem aquém dos dados reais.

O governo federal, por seu turno, pressiona a diretoria do BC para que comece o ciclo de baixa na reunião de agosto.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que a taxa básica de juros está muito acima do necessário para combater a inflação. Sabe-se que o setor industrial tem arcado com taxas bem elevadas de juros de mercado, principalmente para capital de giro, retirando dele parte da competitividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE