EXTREMA POBREZA SE REDUZIU

 

Conforme o Banco Mundial, a parcela de extrema pobreza no Brasil foi a menor desde 1981, data do início da série histórica. Naquele ano o País foi aquele que teve a maior redução na citada taxa.

Neste ano, em setembro, o Banco Mundial passou a considerar pessoas em extrema pobreza, aquelas que ganharam até US$2.15 por dia, ou seja, R$10,99. Em 2019, 5,39% da população se encontrava em extrema pobreza, um contingente de 11,37 milhões de cidadãos. Em 2020, a taxa caiu para 1,95% da população total, ou seja, 4,14 milhões de pessoas na referida situação. Uma queda de 7,23 milhões de pessoas que saíram dessa situação. 

O início da pandemia do covid-19 começou no início de 2020, quando o governo federal criou o Auxílio Emergencial, expandindo o mecanismo de t4ransferência de renda, pra mais pessoas. Em 2021, voltou com a segunda fase do Auxílio Emergencial. Em seguida, substituindo o Programa Bolsa Família, o governo central criou o programa de Auxílio Brasil.

Apesar da queda expressiva, outros países da América do Sul apresentaram taxa menores de extrema pobreza, tais como Uruguai (0,2%) e Paraguai (0,81%). Os dados não estavam disponíveis para os demais países da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉFICIT PRIMÁRIO OU SUPERAVIT PRIMÁRIO?

OITAVO FÓRUM FISCAL ÁRABE EM DUBAI

BANCO ITAÚ MELHOR PERFORMANCE